
Los Angeles estava no meio de um boom imobiliário do pós-guerra e os trabalhos de modernistas pioneiros como Richard Neutra e Rudolph Schindler era uma parte emocionante do cenário arquitetônico da cidade. Gehry começou a trabalhar para a empresa de Los Angeles de Victor Gruen Associates. Depois de servir por um ano no Exército dos Estados Unidos, Gehry entrou na Harvard Graduate School of Design, onde estudou planejamento urbano, mas retornou a Los Angeles sem concluir o pós-graduação. Ele rapidamente se juntou à empresa de Pereira e Luckman antes de retornar ao Victor Gruen. Mas Gehry estava inquieto. Ele levou sua esposa e dois filhos para Paris, onde passou um ano trabalhando no escritório do arquiteto francês Andre Remondet e estudou o trabalho do pioneiro modernista de Le Corbusier.
Gehry e sua família voltaram para Los Angeles em 1962, e fundou sua própria firma, Gehry Associates, agora conhecido como Gehry Partners LLP. Por muitos anos, ele continuou a trabalhar no estilo de Le Corbusier e da Bauhaus, mas ele estava cada vez mais atraído para a cena artística de vanguarda . Gastou muito de seu tempo na companhia de escultores e pintores. Frank Gehry começou a procurar uma oportunidade de expressar uma visão mais pessoal em seu próprio trabalho.
Teve seu primeiro contato com a atenção nacional quando alguns móveis que tinha construído a partir de papelão ondulado industrial sofreu uma repentina popularidade. A linha de móveis, chamado Easy Edges. Embora Gehry tivesse construído casas imaginativas para um número de amigos artistas, incluindo Ruscha, na década de 1970, a maioria de suas obras maiores eram edifícios convencionais, tais como a sede da Sociedade Rouse em Columbia, Maryland, e Santa Monica Place Shopping. 
Embora inicialmente concluído seu projeto para a proposta de Walt Disney Concert Hall em Los Angeles em 1989, a escassez de financiamento e de lutas políticas atrasaram a construção do projeto por muitos anos. O Museu de Arte Weisman, da Universidade de Minnesota, concluído em 1990, foi a primeira obra de Gehry monumental em seu próprio país, uma fantasia de tijolos e aço inoxidável. Enquanto isso, seu interesse na colaboração com outros artistas foi expressa na concepção fantasiosa para a sede da costa oeste da empresa de publicidade Chiat Day, em Venice, Califórnia. A entrada para o edifício tomou a forma de um par de binóculos gigantes, criado pelo escultor Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen.
Apesar de seu principal projeto para Los Angeles ser edificado através dos anos 90, ele completou grandes projetos em vários outros países. Seu lado lúdico reapareceu no "Dancing House" na capital checa, Praga. Composta por dois cilindros ondulantes numa esquina de frente para o rio Vltava, apelidado de "Ginger e Fred".
O projeto mais espetacular de Gehry era do novo Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, concluído em 1997. Gehry primeiro previu sua forma, como todas as suas obras, através de um simples esboço feito a mão, mas os avanços no software do computador lhe permitiu construir em formas cada vez mais excêntricas, varrendo curvas irregulares que eram a antítese do severamente retilíneo estilo internacional. Modernistas criticaram a obra como arbitrária, ou gratuitamente excêntrica, mas Gehry se tornou o mais visível de um grupo de elite altamente divulgado . Ele extraiu o fogo novamente com seu projeto para o museu Experience Music Project de Seattle.
O ano de 2004 assistiu à conclusão aguardada da Walt Disney Concert Hall em Los Angeles. O prédio foi inaugurado com a celebração do grande público e tornou-se imediatamente um marco arquitetônico da cidade. Apesar de construídas depois de seu Museu Guggenheim em Bilbao, o design realmente a precedia e contou com uma armadura semelhante de explosão de titânio. Os tubos do órgão espalhados no salão de tubos maciços foram comparados por mais de um escritor como um pacote de batatas fritas, mas a resposta do público era o êxtase.
Ao longo dos anos, Gehry emprestou seus desenhos criativos para uma série de produtos fora do domínio da arquitetura, incluindo a garrafa de Vodka Wyborovka, um relógio de pulso Fossil, jóias para a Tiffany & Co. e da Copa do Mundo de Hóquei troféu. Em 2006, o arquiteto e sua obra foram objeto de um documentário pelo diretor Sydney Pollack. Fonte
Academy of Achievement
Um gênio.
ResponderExcluir