O fotógrafo francês tem seu trabalho na maioria dos museus, ele é um grande fotógrafo desconhecido para os especialistas sobre a história da fotografia.
Suas fotos, a maioria em albumina, magníficas são muito detalhadas em álbuns com um formato específico, onde arquitetos, donos e lugares são descritos no índice. Ele fez um grande número de álbuns, mas temos poucos hoje em dia devido ao preço dos álbuns fotográficos na década de 1880
Esteve ativo entre 1870-1890 entre Nova York e Paris. Foi um dos primeiros fotógrafos a atuar nos dois lados do Atlântico: América e Europa.
Seu trabalho pode ser encontrado em vários museus:
Metropolitan Museum, Biblioteca Pública de Boston, Casa George Eastman e Avery Architecturial e artes plásticas. Podemos ler mais informações sobre Albert Levy no livro "Fotografia e Cena Americana, Uma História Social (1939-1889) ", de Robert Taft. Este livro identifica Albert Levy como "Albert Levy de Nova York, que começou a fabricação de gelatina seca em chapas em 1878 ".
Existem dois exemplares do catálogo da obra de Albert Levy, um na Biblioteca Nacional da França e outra na Architectural Avery e Belas Artes Biblioteca de Nova York.
O primeiro álbum encontrado de Albert Levy foi "L'Architecture Americaine.
Este álbum tem 40 fotos 24x20cm de casas em Nova York, Boston, Chicago e Albany. e pertence a uma série de três que tem sido intensamente estudada nos livro "American Arquitetura Vitoriana", de Arnold Lewis e Keith Morgan. As fotos são descritos no livro como "ótimas fotografias incomuns".
As três séries de L'Architecture Americaine são estruturados como segue: Este álbum tem 40 fotos 24x20cm de casas em Nova York, Boston, Chicago e Albany. e pertence a uma série de três que tem sido intensamente estudada nos livro "American Arquitetura Vitoriana", de Arnold Lewis e Keith Morgan. As fotos são descritos no livro como "ótimas fotografias incomuns".
Primeira Série: Prédios Públicos
Segunda Série: Residências Privadas Urbanas
Terceira Série: Imóveis Suburbanos
Cada série contém 40 álbuns de 24x20 centímetros e um índice detalhando o nome do arquiteto de cada casa e do proprietário.
Cada uma das fotos mostra diferentes aspectos dos edifícios: frente, detalhes no interior e localização na rua. Levy é capaz de encontrar o melhor ângulo para tirar a beleza dos enormes prédios.
Mostrar o edifício é a parte principal da foto e as pessoas são apenas uma pequena parte a completar o quadro inteiro.
Em suas fotos Levy mostra a realidade dos melhores edifícios arquitetônicos do século XIX. Ele mostra o momento em que as casas estavam sendo construídas, os edifícios que iriam durar décadas. Os critérios de seleção dos edifícios consistia em escolher os melhores artistas (arquitetos) e os mais ricos proprietários (como as Casas Gêmeas de Vanderbilt, o homem mais rico o mundo naqueles dias.
Mas seu trabalho não está relacionado apenas a esses 120 fotos (40x3), mas com a coleção conhecida como "Levy fotográfica Albert Series of Modern American Architecture". Há pelo menos 1000 fotos feitas, a maioria delas entre 1870 e 1880
Fontes:
Instituto de Artes de Chicago
Biblioteca Nacional da França
L'Americaine Arquiteture
Colúmbia University Libraries





Nenhum comentário:
Postar um comentário