sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atget, Eugéne





1857 - 1927

Inicialmente foi marinheiro. Após estudou no Conservatoire d’Art Dramatique em Paris, passando a atuar em teatros de subúrbio, onde conheceu Valentine Delafosse, que se tornaria sua companheira pelo resto de sua vida. Em 1898, notando uma grande procura por fotografias antigas de Paris, adotou a profissão de fotógrafo. Concentrou-se inicialmente em Paris, fotografando velhos edifícios, vendedores de rua, pormenores arquitetônicos, mas especialmente em edifícios em vias de demolição. Atget escolhia fotografar ao amanhecer quando não havia  ninguém na rua.

A fotografia que no começo dos século XIX ainda estava presa à pintura se via na obrigação  pela preferência dos retratos como escolha dos temas. Atget inovou.

 Anos mais tarde começou a incluir os subúrbios. Preocupado com a preservação de sua coleção ofereceu-a à Ecole des Beuax Arts em 1920 e recebeu 10 000 francos por 2 621 fotografias. Começou, então a produzir fotos que servissem de motivo a pintores.
Usava uma velha máquina de madeira de 18X24 Cm.  Considerava que a Rolleiflex que Man Ray lhe oferecera trabalhava mais rápido do que ele próprio. Ele não tinha nenhuma  lente grande-angular. A distância focal de sua lente é desconhecida, mas estima-se entre onze e doze polegadas. As fotografias são albúmen positivo, a partir de negativo de vidro de gelatina-brometo.

Quando sua companheira morreu fez uma pausa no trabalho.
Posteriormente fez um retrato de Berenice Abbot, fotógrafa nova-iorquina,  no estúdio dela, a qual, após sua morte, de posse de 4 000 fotografias e 10 000 negativos, conseguiu que o trabalho dele fosse exposto, conduzindo-o ao reconhecimento internacional.
É considerado por alguns como precursor da fotografia moderna.

 
Fontes
Fotografia do Século XX, Museum Ludwig de Colônia, 1996 Ed. Taschen
Biblioteca Nacional da França

Nenhum comentário:

Postar um comentário