sexta-feira, 27 de maio de 2011

Frank Gehry


Frank Gehry  nasceu Ephraim Owen Goldberg  em Toronto, Canadá. Ele se mudou com sua família para Los Angeles em 1947 e mais tarde se tornou um cidadão naturalizado nos EUA. Seu pai mudou o nome da família de Gehry quando a família imigrou. Efraim adotou o nome de Frank aos 20 anos, e desde então ele assinou seu nome Frank O. Gehry.
Incerto de seu rumo na carreira, o Gehry adolescente dirigia um caminhão de entrega para a sua subsistência. Ele adotou o  curso de arquitetura em um palpite, embora sua relativa falta de habilidade como desenhista. Formou-se  em 1954 com uma licenciatura em arquitetura.

Los Angeles estava no meio de um boom imobiliário do pós-guerra e os trabalhos de modernistas pioneiros como Richard Neutra e Rudolph Schindler era uma parte emocionante do cenário arquitetônico da cidade. Gehry começou a trabalhar para a empresa de Los Angeles de Victor Gruen Associates.  Depois de servir por um ano no Exército dos Estados Unidos, Gehry entrou na Harvard Graduate School of Design, onde estudou planejamento urbano, mas retornou a Los Angeles sem concluir o pós-graduação. Ele rapidamente se juntou à empresa de Pereira e Luckman antes de retornar ao Victor Gruen. Mas Gehry estava inquieto. Ele levou sua esposa e dois filhos para Paris, onde passou um ano trabalhando no escritório do arquiteto francês Andre Remondet e estudou o trabalho do pioneiro modernista de Le Corbusier.
 Gehry e sua família voltaram para Los Angeles em 1962, e fundou sua própria firma, Gehry Associates, agora conhecido como Gehry Partners LLP.  Por muitos anos, ele continuou a trabalhar no estilo de Le Corbusier e da Bauhaus, mas ele estava cada vez mais atraído para a cena artística de vanguarda . Gastou muito de seu tempo na companhia de escultores e pintores.

Frank Gehry começou a procurar uma oportunidade de expressar uma visão mais pessoal em seu próprio trabalho.
Teve seu primeiro contato com a atenção nacional quando alguns móveis que tinha construído a partir de papelão ondulado industrial sofreu uma repentina popularidade. A linha de móveis, chamado Easy Edges.  Embora Gehry tivesse construído casas imaginativas para um número de amigos artistas, incluindo Ruscha, na década de 1970, a maioria de suas obras maiores eram edifícios convencionais, tais como a sede da Sociedade Rouse em Columbia, Maryland, e Santa Monica Place Shopping.

 

 
Gehry encontrou uma saída criativa para reconstruir sua casa, transformando o que ele chamou de "a casa de um burro pequeno com charme" em uma vitrine para um estilo radicalmente novo de construção nacional. Ele usou elementos não desejados da construção de casas americanas, como alumínio corrugado e madeira inacabada, e os usou como  elementos expressivos, ao descascar as paredes interiores da casa e de desvelar os elementos estruturais. Seus vizinhos em Santa Monica ficaram escandalizados, mas a casa de Gehry atraiu a atenção da crítica séria e ele começou a empregar elementos mais imaginativos no seu trabalho comercial. Uma série de estruturas públicas em torno de Los Angeles marcou sua evolução afastada da prática modernista ortodoxa, incluindo o Goldwyn Frances Branch Library em Hollywood, Califórnia, Museu Aeroespacial e da Loyola University Law School. Alguns de seus trabalhos nesse período foram caracterizados por um motivos incomuns como um peixe e projetou uma série de lâmpadas e outros objetos em forma de cobras e peixes.
Até meados dos anos 80, seu trabalho atraiu a atenção internacional e foi comissionado para construir a fábrica de móveis Vitra em Basel, na Suíça, bem como o Vitra Design Museum, em Weil am Rhein, na Alemanha.  Estes projetos lançaram-no como uma presença importante no cenário da arquitetura internacional. Seus edifícios apresentam uma propensão para a fantasia e diversão até então desconhecida na arquitetura séria.  Mais distintiva de todas foi a sua capacidade de explodir volumes geométricos e remontá-los de novas formas de complexidade sem precedentes, uma prática que os críticos apelidaram de "desconstrutivismo". Sua reputação internacional foi confirmada quando ele recebeu o Prêmio Pritzker 1989, o prêmio mundial mais prestigioso de arquitetura.

Embora inicialmente concluído seu projeto para a proposta de Walt Disney Concert Hall em Los Angeles em 1989, a escassez de financiamento e de lutas políticas atrasaram a construção do projeto por muitos anos. O Museu de Arte Weisman, da Universidade de Minnesota, concluído em 1990, foi a primeira obra de Gehry monumental em seu próprio país, uma fantasia de tijolos e aço inoxidável. Enquanto isso, seu interesse na colaboração com outros artistas foi expressa na concepção fantasiosa para a sede da costa oeste da empresa de publicidade Chiat Day, em Venice, Califórnia. A entrada para o edifício tomou a forma de um par de binóculos gigantes, criado pelo escultor Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen.
Apesar de seu principal projeto para Los Angeles ser edificado através dos anos 90, ele completou grandes projetos em vários outros países. Seu lado lúdico reapareceu no "Dancing House" na capital checa, Praga. Composta por dois cilindros ondulantes  numa esquina de frente para o rio Vltava, apelidado de "Ginger e Fred".

  O projeto mais espetacular de Gehry era do novo Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, concluído em 1997. Gehry primeiro previu sua forma, como todas as suas obras, através de um simples esboço feito a mão, mas os avanços no software do computador lhe permitiu construir em formas cada vez mais excêntricas, varrendo curvas irregulares que eram a antítese do severamente retilíneo estilo internacional.  Modernistas criticaram a obra como arbitrária, ou gratuitamente excêntrica, mas Gehry se tornou o mais visível de um grupo de elite altamente divulgado . Ele extraiu o fogo novamente com seu projeto para o museu Experience Music Project de Seattle.

  O ano de 2004 assistiu à conclusão aguardada da Walt Disney Concert Hall em Los Angeles. O prédio foi inaugurado com a celebração do grande público e tornou-se imediatamente um marco arquitetônico da cidade. Apesar de construídas depois de seu Museu Guggenheim em Bilbao, o design realmente a precedia e contou com uma armadura semelhante de explosão de titânio. Os tubos do órgão espalhados no salão de tubos maciços foram comparados por mais de um escritor como um pacote de batatas fritas, mas a resposta do público era o êxtase.
  Ao longo dos anos, Gehry emprestou seus desenhos criativos para uma série de produtos fora do domínio da arquitetura, incluindo a garrafa de Vodka Wyborovka, um relógio de pulso Fossil, jóias para a Tiffany & Co. e da Copa do Mundo de Hóquei troféu. Em 2006, o arquiteto e sua obra foram objeto de um documentário pelo diretor Sydney Pollack.
 Nos anos seguintes, Gehry mergulhou numa série de projetos, incluindo a arena de esportes Barclays Center, em Brooklyn, Nova Iorque, uma sala de concertos para a New World Symphony em Miami Beach, e outra filial do Museu Guggenheim de Abu Dhabi. O mais ambicioso de todos é o grande projeto de Grand Street, um plano para refazer totalmente a via principal de Los Angeles City Hall para a Disney Hall. Quando ela for concluída, uma ampla área do centro de Los Angeles vai ter a marca indelével de seu filho adotado, Frank Gehry, e sua imaginação inquieta. Em 2010, a revista Vanity Fair entrevistou 52  conhecidos arquitetos do mundo, pedindo-lhes o nome das mais significativas obras de arquitetura dos últimos 30 anos. Por uma margem esmagadora colocaram Guggenheim de Frank Gehry em Bilbao no topo da lista.




Fonte

Academy of Achievement

Um comentário: